sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vida Longa a The Dead! (por Chico Marques)


Assistir TV de madrugada sempre reserva gratas surpresas.

Quase não acreditei ao ver um dia desses no Late Show With Dave Letterman (canal GNT) uma performance impecável do lendário grupo de San Francisco, Califórnia, The Dead, atualmente em tournée pela "wasteland" herdada por Barack Obama de George W. Bush e Dick Cheeney -- para não mencionar Bernie Madoff e a gripe suína.

The Dead, para quem não sabe, é a lendária superbanda The Grateful Dead sem o guitarrista Jerry Garcia, que morreu há quase 15 anos -- agora com o craque da guitarra Warren Haynes (da Allman Brothers Band e do Gov't Mule) em seu lugar.

Claro que não é a mesma coisa dos tempos em que o Grateful Dead estava na ativa, até porque Jerry era um grande alquimista musical, um dos melhores que a América já produziu.

Mas o segundo guitarrista do Dead, Bob Weir, por sua vez, sempre esteve longe de ser um mero coadjuvante na banda. O baixista Phil Lesh idem. E os dois bateristas Bill Kreutzman e Mickey Hart continuam sendo uma das cozinhas mais estranhas e inusitadas da cena musical americana.

Ou seja: nada como o tempo, uma crise financeira e um pouco de LSD para que certas resistências se afrouxem, e certas reverências sejam deixadas de lado, em nome de um objetivo maior.

Vendo os integrantes sessentões do The Dead no Late Show With Dave Letterman, de volta juntos depois de um hiato de 18 anos, com suas barbas brancas e sua musicalidade resguardada, me ocorreu que não existe melhor banda cover do Grateful Dead do que eles próprios.

E isso, por si só, já é um excelente motivo para que estejam de volta à vida.

Vida longa a The Dead!



THE DEAD ao vivo no LATE SHOW WITH DAVE LETTERMAN

THE DEAD ensaiando

Nenhum comentário: